terça-feira, 23 de outubro de 2007

No dia 18 de setembro deste ano foi realizada uma entrevista com o excelentíssimo prefeito Isaac Tavares da Silva...Confira essa entrevista que foi muito legal:

#Quem é o responsável pelo turismo na cidade?
R=José Neto Salles

#Como o senhor descreveria o quadro do turismo na cidade atualmente?
R=O quadro do turismo apresenta o portal da ilha, o centro de comercialização de produtos artesanais, produzidos pelos moradores da cidade.

#Quais são os projetos para o desenvolvimento do turismo na cidade?
R= Atualmente está sendo desenvolvido um plano de cooperação entre as cidades de Ribeirão Claro e Carlópolis na área do turismo (CARIBE). O projeto conta também com a parceria do SEBRAE. Além disso, estão sendo criados loteamentos às margens da represa, que juntamente com os já criados, aumentam o potencial turístico da cidade. Os loteamentos são:
*Lagoa Azul I
*Lagoa Azul II
*Água Branca
*Água Viva
*Enseada do Tucunaré
*Ilha Bela
*Fazenda Harmonia

#De que recursos o senhor dispõe para auxiliar na realização desse projeto?
R= Desde 1993, quando iniciamos a realização do sonho de transformar a cidade em um pólo turístico, a cidade vem recebendo ajuda da bancada federal, através de deputados. Este ano pela primeira vez, a cidade receberá verbas diretas do estado, para o investimento na valorização do turismo.

#Para quais formas de turismo nossa cidade tem grande potencial?
R= *Turismo rural
*Turismo religioso
*Turismo de eventos
*Turismo ecológico
*Turismo econômico

Turismo rural: Em nossa cidade, existem várias propriedades rurais que produzem mercadorias consumidas especialmente pelos turistas. Sejam produtos alimentícios ou artesanais, tem grande importância para a economia local.

Turismo religioso: Resgate da história do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, padroeiro da cidade, criação de estátuas do Cristo em todas as divisas da cidade para simbolizar a hospitalidade do povo.

Turismo de eventos: A cidade oferece vários eventos que atraem pessoas de toda região, como o PESCAR, o Motocross, a Frut Fest, Festa da Colheita do Café e Festival Folclórico.

Turismo ecológico: Com uma represa margeando a cidade, existe um potencial muito grande na área do turismo ecológico, seja em sítios ou em clubes privados.

Turismo econômico: Atualmente, a cidade possui uma usina de reciclagem de lixo (USICAR) e que está servindo como modelo para outras cidades, pelos grandes resultados positivos que tem, tanto economicamente, quanto ecologicamente.

#Em que estes projetos beneficiarão os habitantes locais?
R= Turismo é sinônimo de renda, pois os turista que vêm para a cidade são grandes consumidores tanto de alimentos quanto de artesanato.

#Quais os problemas que o senhor vê para realizar os projetos necessários para o desenvolvimento turístico da cidade?
R= Faltam hotéis e pousadas para atender as demandas em épocas de “pico”.
Outro problema é a parcela da população que encara com receio a idéia da cidade como pólo turístico, e sem a ajuda da população é impossível a realização de projetos.

#O senhor se baseia em algum modelo ou projetos já existentes para ampliar aqui na cidade?
R= Sim, é sempre bom ver em outros locais o que deu certo e implantá-los em novos lugares.

#Na opinião do senhor, quais sãos os principais pontos turísticos da cidade?
R= *Os loteamentos
*A ponte
*A capela do Monge
*A ilha do Ponciano
*Os clubes: Caravela e Vale dos Sonhos

#E quais seriam as ações, na opinião do senhor, que impulsionarão o turismo na cidade?
R= O povo precisa se unir, e começar desde as pequenas ações como o embelezamento das fachadas de suas próprias casa e conscientização da parte ecológica, não poluindo o meio ambiente.

EXTRAS:
Um projeto chamado Vale Encantado – “Via das Primaveras”, que visa a construção de 33 arcos nas divisas com Fartura e Ribeirão Claro. Os arcos serão construídos com tecnologia européia.

Nenhum comentário: